domingo, 7 de agosto de 2016

A MATERNIDADE JOSÉ VARELA NAS MEMORIAS DO MÉDICO AMAURY DE MEDEIROS VARELA



Em 12 de março de 1965 chegou em Macau o médico Amaury de Medeiros Bezerra, filho da terra. Clinico, ginecologista e obstetra instalou-se definitivamente na cidade, assumiu a direção da Maternidade José Varela em 25 de dezembro de 1965. Reconstruiu seus muros, recuperou o prédio da maternidade, fez adaptações internas, tendo aumentado o número de leitos de 8 para 16. Organizou o berçário dotando-o de incubadora e recuperou uma ambulância já existente na casa. Em maio de 1966 foi improvisada uma sala de cirurgia, dando início a fase de cirurgias obstétricas na maternidade.
Esse avanço na medicina local só foi possível com um trabalho de equipe dos médicos Amaury Bezerra, Antonio Machado e Francisco Pereira.

Em 1969 foi construído um anexo ao prédio original, aumentado o número de leitos para 32 e a construção de um bloco cirúrgico muito moderno para época.
Foi adquirido por compra um autoclave vertical e mais algumas estufas, ficando a casa com bom serviço de esterilização.
Foi o período áureo dessa casa. Tinha um grande atendimento não só para os moradores do município, mas também oriundos das cidades vizinhas. Caiu para 0,5% o índice de mortalidade neonatal, um dos menores índices do Estado.


Doação do Lions Club de Macau para a Maternidade José Varela, década 1950. Arq. Hilma Coutinho Melo
Com a implantação do serviço pré-natal bem orienta doe conduzido, chegou a ser considerado de ótima qualidade. O binômio feto-mãe foram muito bem cuidados. Esta equipo foi desfeita no início dos anos 70.
O médico Amaury Bezerra permaneceu na maternidade até junho de 1975, quando, por questões pessoais, deixou a casa.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Quem sou eu

Minha foto
A MEDICINA É UMA DAS CARREIRAS MAIS IMPORTANTES E UMA DAS QUE EXIGEM O ESPIRITO DE ABNEGAÇÃO ANTES DE QUALQUER SONHO DE FORTUNA. O MÉDICO TEM UM GRANDIOSO PAPEL A DESEMPENHAR PERANTE A SOCIEDADE. ESTE VAI FECHAR FERIDAS, FORTALECECER O COMBALIDO, SALVAR UMA EXISTÊNCIA. APÓS LONGOS ESTUDOS, APÓS UM SOLENE JURAMENTO, EI-LO EM SUA ATIVIDADE, ORA SERVINDO NUM HOSPITAL ONDE SUA PACIÊNCIA TEM DE SER BENEDITINA PARA ATENDER A TANTOS QUE O PROCURAM COM A FETIDEZ DE SUAS CHAGAS, COM MOLÉSTIAS CONTAGIOSAS, COM ACHAQUES ESQUISITOS, COM OS MEMBROS FRATURADOS, COM A VIDA NO ÚLTIMO ALENTO